• (64) 3621-4336 (Rio Verde)
    (64) 3636-7007 (Jataí)
    (64) 98406-4133 (Mineiros)
  • dept_atendimento@sethoresg.com.br

Hepatite em crianças: sintomas pra ficar de olho

01-08-2022

Hepatite em crianças: sintomas pra ficar de olho

Saiba como proteger os pequenos dos diferentes tipos de hepatites virais

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode afetar crianças, adolescentes e adultos, com sintomas e intensidades diferentes.

As causas também variam. Apesar de haver casos desencadeados por doenças autoimunes ou pelo consumo excessivo de álcool, drogas e medicamentos, as mais comuns são as hepatites virais, ou seja, causadas por vírus. Nesse sentido, os vírus de hepatite já conhecidos são os de tipo A, B, C, D e E.

A hepatite A é mais comum em regiões com saneamento básico inadequado e está relacionada aos índices de pobreza. Esse tipo de hepatite costuma ter sintomas leves e tem cura. Porém, é importante estar atento às outras formas de hepatite, sintomas e prevenção.

A hepatite aguda grave que acendeu o alerta da OMS

Em abril de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um alerta sobre novos casos de hepatite aguda grave em crianças, com causa ainda misteriosa.

Nessas ocorrências de inflamação do fígado não foram identificados os vírus das hepatites A, B, C, D ou E.

Cientistas apontam quatro hipóteses para a causa dessa hepatite: um adenovírus, possíveis sequelas pós-covid-19, imunidade alterada pelo isolamento social e uma toxina encontrada no ambiente ou nos alimentos. Como as causas ainda estão sendo investigadas, a prevenção segue o mesmo protocolo das demais hepatites, que veremos ao final do texto.

Sintomas de hepatite para ficar atento

Nem todas as hepatites apresentam sintomas. Muitos casos só são detectados por meio de exames de sangue.

Enquanto a hepatite A pode apresentar sintomas inespecíficos ou leves, a hepatite B é marcada por uma evolução silenciosa, com características assintomáticas e geralmente tem diagnóstico após vários anos da infecção. Já a hepatite C, por mais que, na maioria das vezes, não apresente manifestações, pode apresentar maior variação, evolução de sintomas e levar a complicações de fígado no futuro, como cirrose ou insuficiência hepática. Por isso, é importante que sejam identificadas e tratadas.

Principais sintomas de hepatite em crianças:

  • náuseas
  • vômitos
  • cansaço
  • tontura
  • febre
  • icterícia (aspecto amarelado na pele e na parte branca dos olhos)

A nova variação de hepatite percebida em crianças ainda está sendo estudada, mas costuma se apresentar na forma aguda – e com o aspecto amarelado da icterícia mais evidente. Além disso, acompanha sintomas gastrointestinais, como diarreia, vômito, febre e dores musculares.